sábado, 12 de maio de 2018

Tudo que você faz um dia volta para você...

Tudo que vc faz, um dia volta para vc...

A novela ontem me levou a algumas reflexões... O capítulo de ontem foi, sem dúvidas um ótimo mote para quem tem: olhos de quem sabe e quer ver e ouvidos para quem tem ou quer ter ouvidos de quem sabe ouvir...

Às vezes, motivados pelo cansaço do cotidiano, pela necessidade quase visceral de nos sentirmos donos da verdade e do  mundo, fazemos julgamentos sem a devida reflexão!

" TUDO O QUE VOCÊ FAZ UM DIA VOLTA PARA VOCÊ!" 
E na novela a justiça veio de primeira classe em avião da  Emirates!
Na minha opinião, quase todos receberam sua sanção pelo mau uso do livre arbítrio...
Mas, eu também não estou aqui para julgar personagens que foram criados exatamente para nos levar a distração e lazer... E na minha opinião de quem tem olhos e ouvidos de ver e ouvir, nos levar a uma reflexão muito maior...

E nessa oportunidade de distração e reflexão, me lembrei muito do Bruno...
Me lembrei de uma época em que ele exercia o direito empregado em um ótimo escritório de advocacia... Chegou um momento em que ele começou a se questionar e essa sua insatisfação gerou uma série de conversas entre nós...

Ele me dizia: mãe embora Justiça e Direito devam caminhar juntos isso nem sempre acontece... E sempre citava Sérgio Cavalieri Filho sobre isso...como se tentasse me explicar...

Eu percebia com muita clareza que este papel de anjo/diabo que um advogado precisa exercer o estava incomodando muito...

E nessas conversas era nítida a revolta dele quando as questões do Direito ulteapassavam as questões que na visão humanitária dele eram de Justiça!

Como ver um assalariado que perdeu seu emprego, tendo pessoas doentes na família deixar de pagar seu financiamento bancário e assim perder sua casa? 

Uma questão de Direito... É um contrato... Devidamente assinado anteriormente... A empresa não vive de coração de anjo...vive de lucro... Por isso os contratos... E quem defende a empresa deve sim buscar através do Direito o que é devido ao seu cliente... Meu filho sabia disso... E mesmo se esmerando por fazer o que era necessário se sentia triste... amargurado...

E ai, vendo ontem a brilhante atuação de Paulo Betti, entendi ainda mais o meu filho... 

Como defender alguém que sabidamente é culpado e ainda por tese de defesa encaminhar o julgamento para incriminar um inocente? 

O Direito nos diz: ninguém é considerado culpado até trânsito em julgado! E o papel do advogado é o de defender seu cliente...

A novela me mostrou que advogados vivem entre duas Leis... Vivem entre o fórum de Direito e o  foro íntimo... Vivem quando desprendidos da ambição financeira um conflito muito forte...

Ontem a novela me fez refletir... E me fez sentir saudade... 

Ontem a novela me mostrou que ambição, vingança, vaidade, inveja, cobiça...fazem um mal além das vistas...






Nenhum comentário:

Postar um comentário